Um resumo da história da MTV Brasil

Apesar der ser um “blog sobre tecnologia”, o blog também tem que dar importância ao que é exibido no Brasil; Por isso, trago a vocês o resumo da história da MTV Brasil, feito por um dos editores do blog RD1 Audiềncia da tv:

Versão brasileira da Music Television norte-americana. Com o patrocínio de 5 empresas (Brahma, Philips, Bamerindus, Nestlé e Alpargatas) e tendo Fátima Ali como diretora geral, foi lançada a MTV-Brasil, a 1ª tv segmentada do país, voltada para os jovens que gostam de música. Estreou através da TV Abril em 20/10/90, ao meio-dia: após uma montagem com imagens da Abril e da MTV, a VJ Cuca Lazzarotto apresentou o quadro “Video Music”, tendo como 1° clipe a música “Garota de Ipanema”, na versão cantada por Marina. A emissora, com sede no bairro paulistano do Sumaré, onde ficava a extinta TV Tupi, entrou no ar com sinal aberto no canal 32 UHF de São Paulo e no canal 9 VHF no Rio de Janeiro (TV Corcovado). A partir de 09/03/92, os cariocas passaram a sintonizar no canal 24 UHF e, a partir de outubro de 1991, os demais estados também começaram a receber as imagens da MTV. Inicialmente, 14 horas diárias de programação apresentavam uma média de 150 clipes, a maioria americanos e europeus. O programa “Top 10” era comandado por Luiz Thunderbird; “Semana Rock” era ancorado pelo jornalista Zeca Camargo e “Dance MTV” lançava na televisão a apresentadora Maria Paula. Astrid Fontenelle começou apresentando o “Disk MTV” e depois passou a dirigir o departamento de jornalismo da emissora. Astrid mediou o famoso programa de debates “Barraco MTV” (1996) e, no “Pé Na Cozinha”, passou a entrevistar personalidades enquanto preparava pratos, a partir de 17/04/98. Antes de se tornar ator, Márcio Garcia estreou no “MTV Sports” em 1992, como um repórter participativo. Com o slogan “Te vejo na MTV” e no espírito da “mãe” americana, a MTV brasileira lançou na tv novos grupos, como Sepultura e Cidade Negra, além de mobilizar o público com promoções do tipo “O Barão Vermelho vai tocar em sua casa” (1992). Em 1995, foi ao ar o 1° programa da série “MTV na Estrada”, acompanhando o dia-a-dia de músicos e os bastidores dos shows – a começar com o grupo “Paralamas do Sucesso”, que estava em turnê pelo Japão. No mesmo ano, músicos e bandas do momento se enfrentaram no campo de futebol, no divertido “Rock & Gol” – um evento que passou a acontecer anualmente. Em 31/08/95, aconteceu o 1° MTV Awards Brasil – depois chamado de Video Music Brasil (VMB), versão tupiniquim do prêmio “Video Music Awards” – que considerou “Segue o Seco”, de Marisa Monte, o videoclipe do ano. No programa “Acústico MTV” (Unplugged), se apresentaram Gilberto Gil, Moraes Moreira, Titãs e Rita Lee. Ao longo dos anos, o canal continuou revelando VJs (apresentadores), como Chris Couto, Soninha, Cazé, Marina Person e Sabrina Parlatore. Tendo estreado em 13/01/99, o programa “MTV Erótica”, versão brasileira do “Love Line”, discutia e esclarecia assuntos sobre sexo, com Babi e seus convidados. A MTV americana foi lançada em 01/08/81.

Anúncios

Sobre Henrique Picanço

Sou um garoto de 12 anos que gosta - e escreve - sobre o mundo dos blogs. Aqui no Wordpress, desembarca com o Blog "escrevendo sobre algo" um belo nome, mais ele queria "Blog do Henrique", que estava indisponivel...
Esse post foi publicado em Música, Pessoal e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s